São muito comuns perguntas sobre se vale a pena ou não fazer certificações.
O tempo destinado para estudo não costuma ser pequeno, o valor de algumas certificações é elevado e nem todas as empresas valorizam o profissional certificado.
Há certificações nos mais variados padrões de exigência, desde as "estude e faça" até as que exigem o atendimento de vários pontos para que você seja elegível a prestar a prova.
Particularmente acredito que a certificação é uma chancela do fabricante (no caso das certificações técnicas) ou do órgão de referência (no caso das certificações em modelos de referência ou conjuntos de conhecimentos) em relação ao nível de conhecimento que o profissional possui.
Em alguns casos o mercado reconhece e valoriza as certificações a ponto de considerar as mesmas (ou um conjunto delas) tão relevante quanto um curso de nível superior para enquadramento dos profissionais em seus planos de cargos e salários.
Antes de qualquer certificação, o importante é a análise de sua carreira e a clareza quanto a direção que queres dar para ela. As certificações devem acima de tudo contribuir para a consolidação de sua carreira profissional.