sábado, 14 de agosto de 2010

O futuro da minha profissão

Projeções. Isto é o que está disponível no Occupational Outlook Handbook, 2010-11 Edition, do U.S. Bureau of Labor Statistics.

É interessante a verificação de nossas profissões no mercado dos USA na projeção 2008-1018. Há dados sobre o número de trabalhadores registrados em 2008 e a projeção para 2018, bem como valores médios de salários.

Ok, é de 2008 e estamos em 2010 e o Giordani vem falar disto agora! Melhor atentar para estas tendências em 2010 e se agilizar para melhorar a situação (se é que ela tende a piorar na sua profissão) que apenas tomar conhecimento disto em 2019...

Segue link para a pesquisa: http://www.bls.gov/oco

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Seu salário está dentro do valor de mercado?

Esta é uma questão frequente.

O que ganho está dentro dos valores pagos pelo mercado?

Para apoiar na busca desta resposta o Governo do Estado de São Paulo disponibilizou um site com o salário médio de admissão de vários cargos. Basta preencher um formulário que o SALARIÔMETRO calculará o salário médio dos admitidos nos últimos seis meses no mercado de trabalho formal.

Lembre que são considerados apenas os valores declarados na carteira de trabalho. Poranto, se você recebe PF, tem um contrato Flex, é cooperativado ou trabalha como PJ mesmo, estes valores não servirão de grande ajuda.

O detalhe é que com a proliferação destas formas de contratação, os dados do site devem ser considerados com algumas ressalvas. Mas vale a iniciativa.

Ficou curioso? Acessa lá: http://www.salariometro.sp.gov.br

[]'s

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Dos Baby Boomers à Geração Z


Baby Boomers
Período: 1946 a 1964
Fatos: educados pela televisão, testemunharam o pós-2ª Guerra, a industrialização, Juscelino Kubitschek e o Regime Militar.
Características: adeptos de famílias grandes, são hedonistas e bastante consumistas. Preferem se voltar para valores e causas.

Geração X
Período: 1965 a 1977.
Fatos: testemunharam a Guerra Fria e a mídia de massa. Tiveram famílias menores, filhos mais tardes e mais acesso à educação.
Características: são mais alienados, individualistas e familiarizados com a mídia. Consumidores ávidos de objetos eletrônicos.

Geração Y
Período: 1978 a 1994.
Fatos: Nasceram na era da informação, da democracia, da internet e do terrorismo. Encontraram um mercado difuso e uma sociedade mais rica.
Características: são ligados umbilicalmente à internet. Formam tribos, têm estilo urbano, são mais idealistas e impacientes.

Geração Z ou M - Z (zapeadores) e M (multiculturais)
Período: 1995 em diante.
Fatos: mesmos da geração Y.
Características: vivem imersos na tecnologia, são multiculturais, conectados a todas as manifestações da rede, e maior poder aquisitivo.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Benchmarking Gerenciamento de Projetos 2009

Um retrato interessante de ser analisado quanto à Gestão de Projetos no Brasil está disponível na pesquisa denominada "Benchmarking GP 2009", disponivel no site da Integração Nacional dos capítulos do PMI Brasil - http://www.pmi.org.br/

Tem vários comparativos e dados sobre a Gestão de Projetos no Brasil.

Para quem tem interesse no assunto, vale a leitura.

Download free - basta se cadastrar no site.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Conflitos de Gerações

As diferenças de percepção entre gerações sempre alimentou discussões, algumas calorosas.

Tenho lido um certo volume de matérias relacionadas com a geração que sucede a minha, a denominada Geração Y.

Apesar de terem sido criados por nós (são nossos filhos) e termos ao menos tentado passar nossos valores, FELIZMENTE esta missão não tem saído exatamente como pensávamos.

Imagine uma geração onde a juventude não se rebela? Não questiona? Não diz que os mais velhos são "caretas"? Sinceramente creio que isto não daria certo.

Há um tempo atrás recebi de um amigo um mail falando sobre conflitos de gerações. Se realmente é verídico ou não, não tive mecanismos de validar, mas compartilho aqui neste post. No mail, relatava que o médico inglês Ronald Gibson começou uma conferência citando quatro frases:

1) 'Nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, caçoa da autoridade e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos.
Eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.'

2) 'Não tenho mais nenhuma esperança no futuro do nosso país se a juventude de hoje tomar o poder amanhã, porque essa juventude é insuportável, desenfreada, simplesmente horrível.'

3) 'Nosso mundo atingiu seu ponto crítico. Os filhos não ouvem mais seus pais. O fim do mundo não pode estar muito longe.'

4) 'Essa juventude está estragada até o fundo do coração. Os jovens são malfeitores e preguiçosos. Eles jamais serão como a juventude de antigamente. A juventude de hoje não será capaz de manter a nossa cultura.'

Após ter lido as quatro citações, ficou muito satisfeito com a aprovação que os espectadores davam às frases. Então, revelou a origem delas:
- A primeira é de Sócrates (470-399 a.C .)
- A segunda é de Hesíodo (720 a.C.)
- A terceira é de um sacerdote do ano 2.000 a.C.
- E a quarta estava escrita em um vaso de argila descoberto nas ruínas da Babilônia (Atual Bagdá) e tem mais de 4.000 anos de existência.

Desta forma meus caros amigos, relaxem, pois sempre foi assim... Graças a Deus!

domingo, 1 de agosto de 2010

Futuro

Algumas coisas fazem parte de nossa essência. Entre elas está o exercício da futurologia.

O relatório abaixo é um destes exercícios, com o agravante (se assim se pode dizer) de ter um embasamento em dados oriundos de várias partes e agrupados em um estudo com alguns rigores metodológicos.


Foge totalmente do tradicional "papo de buteco" onde o mero achismo norteia a evolução de uma linha de pensamento powered by chopp.

Leitura interessante. Incomoda.